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INSS: sistema vai permitir que pensão por morte seja concedida na hora; confira

 do Instituto Nacional do Seguro Social () podem sair da longa fila de espera por concessão. Hoje, existem , segundo dados de março (224.925) e de abril (67.277) do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) a que o EXTRA teve acesso. Para acabar com esse gargalo, umpelo instituto em parceria com a Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Procurado, o não fixou uma data para o lançamento da plataforma e a oferta do serviço, mas informou que "".   A expectativa é de que a , caso a documentação esteja de acordo com os requisitos. Se houver pendência, esta será informada no ato, indicando que informações ou documentos devem ser complementados.   De acordo com a Secretaria Especial de Previdência Social, atualmente, a espera média em todo o Brasil chega a 39 dias. No entanto, o EXTRA teve acesso a um caso de espera por pensão por morte que passou de 3 anos (confira abaixo).   Procurado, o INSS explicou que, tão logo entre em operação, . Hoje, até já é possível enviar documentos de forma digital. "Para anexar novos documentos, o cidadão pode usar o Meu INSS ou agendar um horário para levar a documentação presencialmente em uma agência do INSS. Para fazer este agendamento, a pessoa pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS", informou o órgão, em nota.   De acordo com o INSS, desde o ano passado a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) nos requerimentos de pensão por morte já vem sendo aplicada. "Essa tecnologia permite identificar em quais pedidos já foram anexadas certidões civis (casamento, nascimento e óbito), documentos muitas vezes essenciais para análise dos benefícios", acrescenta o órgão.   Quando o sistema não identifica a documentação já anexada ao pedido de pensão, ele emite exigências de maneira automatizada. Ou seja, pede ao usuário que envie a papelada para a comprovação do direito. Esse envio pode, inclusive, ser feito remotamente.   "Uma das etapas do projeto é permitir que essa notificação de exigência aconteça automaticamente, no ato do requerimento, o que pode agilizar a concessão", diz o INSS.   "Ao invés de a pessoa entrar e esperar semanas para ter pedido analisado, depois correr atrás dos documentos pendentes e entrar em outra fila, ela já sai com a carta (de pendências), o que já economiza semanas ou meses nesse processo", conta Adriana Ligiero, assessora da Enap e supervisora do projeto.   Outro desafio do projeto, disse Adriana à Agência Brasil, é melhorar a linguagem do sistema de requisição. O intuito é facilitar as explicações, como forma de reduzir as pendências.
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